terça-feira, 14 de agosto de 2012

Autoritarismo



Saudações, meus caros e caríssimas.
Há muito não escrevo, por várias razões pessoais. Porém, estou de volta.

Hoje quero escrever sobre autoritarismo. Algo que me ocorrera sem notar.

Vamos iniciar com: O que tu aprecias? Quais suas manias? Quais suas crenças? O que ja vivenciou ?

Algumas pessoas nascem com um dom negativo, o dom de querer mandar nas escolhas e manias das pessoas. Algumas mandam sem se dar conta que estão a fazer isso, outras mandam consciente disso. Mas sei que todas as pessoas que mandam demais, no fundo, acreditam que será para um bem maiór.
Ok. Por um lado, fazer o bem, está certo. Por outro lado, não está certo.

Por que não está certo?
Pelo simples fato que nem tudo que é bom pra mim (por exemplo), será bom pra ti. Nem tudo que eu compreendo e aceito, tu compreenderás e aceitará. Nem tudo que aprendi e vivenciei, tu vivenciou e aprendeu.

O problema é que na hora da raiva, esquecemos desta lição.

Mas, podemos expor nossas vontades sem precisar mandar nas pessoas que estão convivenco conosco. Não disse que isso seria fácil, pois realmente é complicado. Porém, não é impossível. Cabe a somente nós, na hora de falarmos com alguém, pararmos um pouco pra pensar na FORMA que estamos pondo para o ouvinte.
Ao invés de chegar gritando: "Fulano, voce não fez isso, porque não fez isso? Faz agora! Anda! "

Substituir gritos por voz calma e dizer: " Fulano, lembra que te pedi um dia pra quando tiver aquilo ali fora de lugar, tu arrumar? Podes fazer isso ? "

Pois é sério! Se não for da forma que falei, vai machucar o respeito que as pessoas tem para contigo. E aí? Pra que arranjar mais confusão dentro ou fora de casa, sendo que podemos pensar pra falar?

Sim, sei que é difícil. Mas , vamos tentar ?
Sei que após um bom tempo de prática tudo melhorará.

Lembre-se: Cada pessoa possui seu próprio mundo interior. Suas próprias crenças, seus próprios gostos, seu próprio ritmo de aprendizagem. E devemos lembrar disto sempre! Para eviar o autoritarismo. Pois da mesma forma que eu e você tem sentimentos e gostos pessoais, as outras pessoas também tem.

Capicce?

Carpe Noctem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Procuradas

anuncio1