domingo, 21 de outubro de 2012

Chás Medicinais


Chá gelado, chá de ervas frescas, chá quente, chá frio. Não importa qual chá seja, é simplesmente delicioso. Principalmente quando conhecemos as propriedades que nele contém.

Vamos então conhecer? Segue uma matéria que encontrei num site bacana.


Preparo
Existem diversas maneiras de preparar os chás medicinais, e isto pode afetar diretamente nos benefícios trazidos pelas ervas. Cada planta, ou distúrbio que se quer tratar, exige uma forma de manipulação específica para atingir os efeitos desejados. Também não é indicado que se tome a bebida de um dia para o outro, por isso, deve se fazer a quantidade suficiente para o consumo imediato, ou em no máximo 24 horas.

Infusão
É usada principalmente para preparar as partes mais delicadas das plantas, como as flores, folhas e caules. Coloque as ervas em uma vasilha e despeje água fervendo sobre elas. Tampe e deixe em repouso por dez minutos antes de tomar.

Decoação
Este método é utilizado para o preparo das partes mais duras das plantas, como raízes, sementes e alguns tipos de caule. Coloque as ervas em água fria e leve ao fogo até ferver. Retire a vasilha do fogo e conserve tampada. Depois é só coar e tomar.

Maceração
Deixe as ervas de molho em água fria durante 12 horas. Neste processo, os sais minerais e vitaminas são mais aproveitados.

Confira as propriedades de algumas ervas

Cidreira
Indutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.

Marcela do Campo
É estimulante e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Indicada para males do estomago e cólicas intestinais.

Marapuama
É estimulante e combate a fadiga e a depressão nervosa.

Guaraná
Combate o esgotamento físico e mental. Tônico, estimulante e energético. Indicado em estado de debilidade e depressão nervosa. Estimula as funções cerebrais e favorece as funções e atividades intelectuais. Previne a arteriosclerose e artritismo.

Ginseng
É revitalizante, inibidor do crescimento das células cancerígenas e ativa a circulação do sangue. Combate o stress e estimula as funções sexuais.

Boldo
Estimula a digestão, a secreção biliar, os distúrbios intestinais e hepáticos. O chá combate a prisão de ventre, gases intestinais, transtornos do fígado e atua na degradação de gorduras.

Camomila
Desintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, alivia enxaqueca, dores de dente, insônia, enjôos e é tônico para pele. É antiinflamatório e calmante, utilizado em crises histéricas, depressivas e febres intermitentes.

Cidreira
Indutora do sono, alivia dores de cabeça e gases intestinais. É indicada para digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa e expectorante.

Carqueja
Indicado para má digestão, cansaço físico, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.

Erva Doce
Acalma os nervos, elimina o mau hálito, as toxinas da pele, as cólicas intestinais e do ventre. Estimula o apetite, a digestão e a secreção biliar. Restaura o fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizado na culinária como aromatizante.

Hortelã
Indicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases intestinais, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, problemas de garganta, coceiras, inchaços, dor de cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é estimulante digestivo, anti-séptico, descongestionante nasal, anestésico e analgésico.

Chá Preto
Alivia os sintomas da depressão e dor de cabeça. É tônico, energético, estimula os nervos, músculos e cérebro e auxilia no tratamento de obesidade. É o chá mais consumido no mundo.

Canela
É indicado contra ulcerações da gengiva, mucosa da boca, dores estomacais, diarréia, calafrios, tosses, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, espasmos, escorbuto e reumatismos.

Porangaba
É altamente diurética, não laxativa, elimina o excesso de gordura e edemas. Tem ação tônica sobre a circulação e auxilia no emagrecimento. Auxilia no combate da fadiga, asma, bronquite, diarréias agudas, cólicas intestinais e inflamações renais. Ajuda a diminuir a barriga, estômago alto, pernas inchadas e gorduras localizadas.

Chá Misto de Morango
É depurativo, vermífugo e diurético. Combate as areias da bexiga, retenção da urina e inflamação dos rins. Indicado em casos de azia, diarréia, reumatismo e gota. Contém cálcio, ferro, fósforo e vitamina C.

Chá Misto Sabor Maracujá
É refrescante, sedativo, calmante, diurético, desinfetante, antiinflamatório e depurativo. Indicado para insônia e dores em geral. Combate diabete, asma e diarréia. A raiz e a semente combatem vermes.

Chá Misto Sabor de Cereja
Calmante, vermífugo, elimina cálculos renais e da bílis. È bom para dores reumáticas, nervos, diarréias e regulador do sono. Combate gripes, anginas do peito e afecções da garganta.

Chá de Abacaxi
Auxilia nas doenças respiratórias, dor de garganta, bronquite e previne osteoporose. É expectorante, depurativo, diurético, auxilia a digestão e as funções do fígado.

Chá de Maçã
É tônico, calmante, sonífero e diurético. Possui atividades antibacteriana, antiviral, antiinflamatória, ativa o fígado e dissolve o ácido úrico.

Chá de Frutas Cítricas
Rico em vitamina C, é calmante, contribui para o bom funcionamento do intestino e evita problemas na garganta.
(Matéria publicada no site o2porminuto. 23/09/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Procuradas

anuncio1