quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Runas - Separando as Runas por elementos



Saudações!
Hoje prosseguirei o tema: Runas.

Tudo na vida é composto por elementos básicos (terra, água, fogo e ar). Da mesma forma cada runa está associada a algum destes elementos. Facilitando assim a leitura (para quem utiliza o oráculo das runas de odin).

Comprovado há centenas de anos, o profeta, médico e legislador Empédocles Agrigento acreditava que a Terra era constituída por estes quatro elementos.
Após muitos anos, Aristóteles, filósofo grego e aluno de Platão adaptou a teoria de Empédocles, segundo suas teorias, além de existir os quatro elementos básicos ele acreditava que existia ainda um quinto elemento, chamado Éter.

Cada elemento está ligado a um determinado tipo de influência que exerce sobre cada molécula, cada ser vivo, animado ou inanimado.

O elemento fogo está associado ao impulso, a força de ação e a purificação.
O elemento terra está associado a estabilidade, a materialização, as riquezas.
O elemento ar está associado a comunicação, a dança, a criatividade, a liberdade e a inpiração.
O elemento água está associado a intuição, as emoções, aos sentimentos.

Então, quando determinadas runas aparecerem na mesa, fique atento a que elemento pertence. Assim facilitará a leitura. Contudo, vai depender de qual Aettir a runa cairá. Por exemplo:
Runas ligado ao material (terra), podem cair no Aettir emocional (água ou gelo), alterando assim o significado das próprias runas.

Segue abaixo a ligação da runa + elemento tradicional:

As Runas do Aettir de Freya: Fehur, Uruz, Thurizas, Ansuz, Raido, Kano, Gebo e Wunjo são ligadas ao elemento terra, ao plano físico, a materialidade.

As Runas do Aettir de Thor: Hagalaz, Nautiz, Isa, Jera, Eiwhaz, Peorth, Algiz e Sowulo estão relacionadas ao elemento gelo (ou água), elemento sempre presente na realidade física dos povos rúnicos, que para maior facilidade interpretativa pode ser lembrado como água, emoções, auto controle, sentimentos.

As Runas do Aettir de Tyr: Teiwaz, Berkana, Ewhaz, Manaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz estão relacionadas ao elemento fogo, iluminação, espiritualidade.

Podes notar que dentro do oráculo de Odin, não existe o grupo do elemento ar. Agora a razão disto, não sei. Quem compreender mais sobre este tema, fiques a vontade e deixe um comentário a respeito deste elemento ausente nas runas.

Carpe Noctem

Um comentário:

  1. Eu costumava escrever em runas na minha mocidade...
    Aprendi com uma strega...
    Hoje em dia esqueci...

    ResponderExcluir

Postagens Mais Procuradas

anuncio1